Saiba mais sobre a nova fase do cronograma do eSocial que tem dificultado a vida de contadores
Especialistas da Express CTB selecionam dicas para empresários fugirem de multas por atraso de entrega de informações.
Do dia 10 de maio a 15 de junho ocorreu a terceira fase do eSocial para empresas do grupo 3, relativo aos eventos da folha de pagamento, também chamados de eventos periódicos.
Os empresários que deixaram de entregar as informações solicitadas no período estipulado pela Portaria Conjunta da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho poderão ser multados pela Receita Federal. No entanto, nesse tempo, foram muitos os prejudicados pelas instabilidades que anda sofrendo o sistema.
Na fase 3 do eSocial, as empresas que já entregaram as obrigações referentes as fases 1 e 2, precisam enviar os eventos da folha de pagamento que incluem as informações sobre remuneração e pagamento de colaboradores.
Fazem parte desse grupo os Microempreendedores Individuais (MEI), as micro e pequenas empresas que fazem parte do Simples Nacional, entidades sem fins lucrativos, pessoa física atuante como produtor rural e os empregadores de pessoas físicas.
De acordo com Cristiane Machado, Coordenadora do Departamento Pessoal da Express CTB – accountech de contabilidade “Vale destacar que o envio referente aos eventos periódicos da folha de pagamento dos empregadores pessoa física, que começaria em maio, foi adiado. A nova data ainda será definida e, posteriormente, publicada. Para as empresas (pessoas jurídicas) não houve alteração nos prazos”.
Para se prevenir de multas, o planejamento é fundamental. Por isso, a Express CTB separou algumas dicas de como se manter em dia com os envios:
1 – Atenção aos prazos
Primeiramente, a atenção aos prazos é essencial. O envio da terceira fase só é possível se os dados da primeira e segunda fase foram entregues. Se planejar para os lançamentos é o primeiro passo para não acontecer imprevistos no dia 15, que é a data limite mensal das entregas.
2 – Buscar conhecimento
Buscar conhecimento na área, seja na legislação ou no sistema do eSocial, é outro passo importante. Para o envio correto dos eventos periódicos, é necessária a correlação entre a tabela das rubricas da empresa com a tabela 3 do eSocial.
3 – Revisar os dados
Antes de enviar os dados referentes aos eventos da folha de pagamento, conferir os valores e as incidências pode fazer toda a diferença para prevenir erros.
Sobre a Express CTB
A Express CTB é uma accountech que tem o objetivo de democratizar as soluções empresariais para negócios. A Express CTB auxilia na legalização de empresas, certificações digitais, impostos, finanças, assuntos jurídicos, departamentos de contas, entre outros, em poucos minutos, com tecnologia e consultoria especializada.