Quais atalhos usar para ser um empreendedor de sucesso?
Essa receita é seguida por mais de 80% dos empreendedores e não costuma dar muito certo, mas não precisa se desesperar.
Iniciar a aventura de se tornar um empreendedor é um processo que exige dedicação integral e conhecimentos variados para se atingir o sucesso. É muito comum que o dono de uma nova pequena empresa tente atingir seus objetivos sozinho a todo custo, sem buscar nenhum tipo de ajuda ou parceria. Mas a verdade é que, com poucos recursos ou, ainda, por não saberem qual caminho seguir ou a quem recorrer, às vezes a única opção é acumular funções.
Essa receita é seguida por mais de 80% dos empreendedores e não costuma dar muito certo, mas não precisa se desesperar. Vamos te ajudar a encontrar soluções oferecidas pelo mercado que não exigem altos investimentos e servem de atalhos para ser um empreendedor de sucesso.
Atalhos para ser um empreendedor de sucesso
Tecnologia para reduzir gastos e ganhar eficiência
A tecnologia é cada vez mais indispensável para qualquer atividade. O apoio tecnológico aumenta a competitividade com os concorrentes ao garantir eficiência, segurança e integração aos processos da sua pequena empresa.
Em vez de lidar com documentos em papel, por exemplo, é possível passá-los para o computador e armazená-los na web. Essa tecnologia permite que várias pessoas acessem ao mesmo tempo os documentos a partir de qualquer lugar do mundo. Para isso, é preciso apenas conexão com internet.
É também na tecnologia que se encontra uma solução para coordenar equipes. Há softwares que possibilitam agendar e distribuir tarefas, garantindo alinhamento entre setores, processos e projetos distintos em tempo real. Assim, é possível fazer cada vez mais com cada vez menos ao monitorar e gerenciar metas ou prazos com mais facilidade.
Como buscar ajuda?
Um dos jargões do empreendedorismo é “empreendedor que tem medo de pedir ajuda não cresce”. Mesmo sabendo disso, é muito comum que empreendedores sigam no mercado sem contar com terceiros e assumindo 100% a responsabilidade. Estatísticas do Global Entrepreneurship Monitor (GEM) indicam que 82,2% dos empreendedores brasileiros não buscam apoio, e, se há uma dica que se pode dar é: busque ajuda.
Muitos não sabem como ou onde encontrar suporte para sua empresa, então vamos iniciar essa dica revelando quais entidades podem te auxiliar na jornada. São algumas elas:
- Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE)
- Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI);
- Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC);
- Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP);
- Associação Brasileira de Franchising (ABF).
Se no início pode parecer possível dar conta de todos os processos de um pequeno negócio, o aumento no número de vendas, clientes ou projetos vai mostrar justamente o contrário. O momento em que haverá mais processos do que habilidades necessárias para tocá-los vai chegar, e é nessa hora que você vai entrar em contato com essas entidades.
Independentemente de qualquer experiência no mercado ou habilidade do empreendedor, contar com especialistas em administração, financiamento, comunicação, marketing, recursos humanos, tecnologia ou até fazer uma mentoria em qualquer área que você não domine com certeza trará resultados positivos ao seu negócio.
Adote um modelo de negócio coerente
Uma decisão que impacta diretamente todos os passos seguintes de um empreendimento é a escolha do modelo de negócio. É comum que empreendedores adotem modelos que estejam na moda, mas não se adaptam às necessidades do mercado em que ele atua. Para evitar esse erro, é bom se planejar.
O modelo de negócio estrutura um empreendimento como um todo. O seu objetivo é detalhar pontos críticos do negócio, que podem ser descobertos a partir das seguintes perguntas:
- O que vou fazer?
- Para quem vou fazer?
- Como vou fazer?
- Quanto vou gastar?
- A partir dessas perguntas, será possível descobrir qual é o valor do seu produto ou serviço para o cliente. Assim, será mais fácil saber a qual público o seu empreendimento se destina e, consequentemente, encontrá-los no mercado e efetuar uma venda será um processo mais fluido.Com essas informações em mãos, você já terá em mente o que é preciso para atingir os objetivos do negócio. Assim, você saberá quais recursos, atividades e parceiros serão necessários em sua jornada.
Por fim, essas informações permitirão que você tenha clareza sobre o tamanho do investimento necessário em curto, médio e longo prazo, possibilitando que você se prepare para os desafios que vêm por aí. Tudo isso sem tirar um tostão do bolso, apenas planejando as próximas etapas.-
Como funciona o Sebrae?
Agora que você já conhece as possibilidades de apoio tecnológico, quais são as principais instituições de apoio ao empreendedorismo no Brasil e descobriu o modelo de negócio, é preciso saber como o Sebrae pode te ajudar em todos esses passos.
Antes de tudo, saiba que essa é uma instituição privada sem fins lucrativos que tem como objetivo promover a competitividade e sustentabilidade de pequenos empreendimentos. Só que lá atrás o Sebrae surgiu como uma instituição associada ao Governo Federal, em 1972, transformando-se em uma entidade integralmente privada somente nos anos 1990.
De maneira geral, ele informa o pequeno ou microempreendedor com o objetivo de que esse tipo de negócio se fortaleça no mercado. São oferecidos cursos, palestras, programas de acompanhamento e demais atividades em cidades menores.
O Sebrae, portanto, auxilia micro ou pequenas empresas com consultorias. Todas as etapas do negócio podem encontrar apoio, desde a abertura, passando por estratégias para obter crédito no mercado e investir ou se planejar para elevar o nível de gestão financeira ou de recursos humanos do negócio.
Quais atalhos você vai seguir?
Sua empresa precisa de suporte tecnológico para crescer? Ou será que consultorias em entidades como o Sebrae serão suficientes para você superar os desafios deste momento da sua jornada no empreendedorismo? Independente de qual ou quais atalhos você tomar, esteja atento às possibilidades para diminuir o tempo de desenvolvimento do seu negócio.