Entre liderar uma empresa e ter tempo para a família, fique com os dois!
Nossa primeira empresa nasceu logo depois que casamos. Ana Claudia e eu usamos o dinheiro que captamos durante o casamento, com parentes e amigos, para financiar os primeiros meses do Grupo Rosamango
Nossa primeira empresa nasceu logo depois que casamos. Ana Claudia e eu usamos o dinheiro que captamos durante o casamento, com parentes e amigos, para financiar os primeiros meses do Grupo Rosamango. Por muitos anos, desde 2005, nós levamos a empresa para dentro de casa. Discutíamos fluxo de caixa no jantar, planejamento estratégico no almoço de domingo, contratações e demissões antes de dormir. Mas, em 2011, o nascimento da nossa filha mudou esse cenário. Decidimos colocar limites no que era nossa relação como sócios e como família.
Das nossas 20 lojas, apenas uma não está no shopping. Isso significa que o expediente vai até 22h30. E é preciso ter alguém de plantão para possíveis problemas como fechamento do caixa, falta de um funcionário ou outros imprevistos. Sentimos que seria preciso contar com outras lideranças para dividir as responsabilidades da Rosamango.
Fizemos as contas de qual seria a despesa na folha de pagamento, decidimos abrir mão de uma parte da lucratividade para termos ao nosso lado pessoas que compartilhassem as decisões. Em 2013, trouxemos para a empresa três coordenadoras que hoje fazem parte da equipe de gestão.
Na prática
No dia a dia, tratamos as três como sócias. Nós 5 somos como o Conselho de Segurança da ONU. Cada um tem poder de veto. Então, se a maioria decide uma coisa, nós fazemos.
Além de nos ajudar a ter uma rotina mais equilibrada, esse grupo de líderes nos ajuda a tomar decisões mais difíceis. Com elas podemos compartilhar as ideias e temos o conforto de tomar uma decisão compartilhada, em que vários pontos de vista foram contemplados, e não apenas os nossos.
Hoje, lideramos 143 pessoas e estamos participando do programa de aceleração Scale-Up Endeavor Ceará. O tempo que temos disponível é investido em questões mais estratégicas como reuniões com parceiros, mentorias da Endeavor e contratação de cargos-chave para a companhia. Além disso, temos mais tempo para digerir as provocações dos mentores e transformá-los um plano de ação para decisões importantes como o processo de expansão pelo qual passamos agora.