Como potencializar o salário e reter os talentos da sua empresa?
Manter bons funcionários é um desafio cada dia maior para os RHs, isso porque não é de hoje que o mercado brasileiro sofre com a falta de mão de obra qualificada.
Manter bons funcionários é um desafio cada dia maior para os RHs, isso porque não é de hoje que o mercado brasileiro sofre com a falta de mão de obra qualificada. De acordo com a C-Suite Challenge, a atração e retenção é uma das principais preocupações dos gestores. Os temas podem parecer distintos, mas retenção e escassez de mão de obra caminham lado a lado, uma vez que a falta de profissionais qualificados aumenta a demanda por aqueles que preenchem todos os requisitos.
Uma pesquisa feita pela empresa norte americana MyEmployees, demonstrou que 30% dos profissionais que foram ouvidos pela pesquisa acreditam que estarão trabalhando em outro lugar nos próximos anos. Cerca de 60% dos entrevistados não sentem que seus objetivos de carreira estejam alinhados com os planos que as empresas têm para eles. Olhando para isso, separei três dicas de como potencializar salários e reter talentos na sua empresa.
#1 Busque parcerias, terceirize serviços e ofereça descontos: Apenas aumentar o salário não resolve o problema e a palavra de ordem em tempos de crise é reduzir custos. A preocupação em manter a saúde financeira do colaborador começa a fazer parte da rotina do RH. Uma maneira barata de agregar mais economia é filiar a empresa e os funcionários a um grêmio virtual. Essa terceirização vai buscar parcerias com descontos em academias, restaurantes, faculdades e até escolas de idiomas. Assim, o RH tem uma excelente opção para potencializar o salário dos colaboradores através dos descontos adquiridos. Com o grêmio virtual, o gestor otimiza seu tempo e pode se dedicar apenas à organização e sistematização dos benefícios dentro da rotina da empresa.
#2 Traga benefícios para dentro da empresa: Realizar bazares para o dia das mães, dia dos pais, dia das crianças, natal, entre outras datas comemorativas, é uma maneira de melhorar o clima organizacional e ajudar no poder de compra dos colaboradores. Trazer parceiros para oferecer produtos e serviços com descontos pode ser uma forma de agregar não só comodidade, mas também praticidade e economia. Ao dedicar um espaço da companhia para que seus funcionários possam consumir produtos e serviços, você promove a interação entre as equipes, oferece um momento de descontração e ainda garante a comodidade e facilidade de consumo. Nesses bazares, é comum os parceiros darem descontos, maximizando as vantagens ao colaborador.
#3 Invista na educação e capacitação de seus colaboradores: Conhecimento nunca é demais. Em momentos de crise, investir no futuro é a melhor maneira de garantir que as coisas irão melhorar. Quando promover aumentos é algo fora de questão, ajudar os funcionários a estudar pode ser uma saída. Oferecer incentivo para que os colaboradores comecem um curso de inglês, graduação, pós-graduação, deve ser entendido como um investimento e não como um gasto. Na maioria dos casos, a empresa não precisa nem oferecer ajuda financeira na mensalidade, basta ter convênios com escolas e universidades que ofereçam vantagens exclusivas.
Todas essas atitudes irão contribuir de forma bastante positiva para a motivação dos seus funcionários e a manutenção de um excelente clima organizacional. Além disso, as alternativas acima ajudarão os colaboradores a pouparem, dando aquela esticada no salário. Pode parecer complicado implementar todas essas ações, mas na verdade, ao fechar uma parceria com um grêmio virtual, a empresa já garante todos esses benefícios e muitos outros, apresentando vantagem competitiva em períodos difíceis como o que estamos vivendo atualmente.