Apenas 1/3 das micro e pequenas empresas anunciam na web
Pesquisa do Sebrae-SP constata que há grande espaço a ser explorado na divulgação de produtos e serviços desses empreendimentos
A internet é usada por apenas 34,2% das micro e pequenas empresas (MPEs) para divulgar seus produtos e serviços, segundo pesquisa realizada pelo Sebrae-SP sobre o relacionamento dos empreendedores com os clientes.
O dado mostra que ainda há um grande terreno na web a ser explorado por esses empreendimentos e também por outras empresas prestadoras de serviços ligados à internet, que podem auxiliar as MPEs a aproveitar o meio digital.
Os percentuais já descontam as respostas em duplicidade, ou seja, a empresa que usa mais de um meio de divulgação pela internet foi considerada uma única vez.
Quanto aos meios pelos quais a internet é utilizada, de acordo com o levantamento, as redes sociais, como Facebook e WhatsApp, por exemplo, são usadas por 21,9% das MPEs; o site da empresa é a opção de 14,4% delas; outros sites são a escolha de 8,8% das MPEs.
Se não forem somadas as diferentes mídias digitais, o principal meio de divulgação do negócio é a tradicional indicação boca a boca, com as respostas de 31,1% dos donos de MPEs.
Outros meios utilizados são panfletos, 5,5%, e anúncios em jornais e revistas, opção de apenas 4,1% das MPEs. Anúncios em rádio e televisão foram citados por 2,3% dos empreendedores.
Também chama a atenção o fato de 22,3% das empresas não fazerem nenhuma divulgação de seus produtos e serviços.
A pesquisa do Sebrae-SP revelou ainda que 47,5% das MPEs têm cadastro de clientes e, entre estas, 77,2% afirmam que esses registros são atualizados com frequência, mas outras 21,4% não atualizam o cadastro com constância.
Em contrapartida, 43,1% das MPEs não têm cadastro da clientela, o que, como consequência, pode prejudicar, de alguma forma, o uso da internet para alcançar o consumidor e divulgar o negócio.