10 coisas que um chefe nunca deve dizer ao seu funcionário
"Você não constrói um negócio. Você constrói pessoas, e elas constroem o negócio"
Em pelo menos metade dos casos em que funcionários deixam suas empresas a culpa é de um mau chefe. De acordo com um estudo da Gallup, cerca de 50% dos empregados deixaram suas companhias apenas para se afastar dos chefes. Um mau gerente pode assumir uma boa equipe e destruir sua moral, forçando os melhores funcionários a sair e os que ficam perdem a motivação. Qualquer que seja a situação, um gestor nunca deve dizer essas 10 frases.
1. "Esse lugar desmorona sem mim"
Funcionários interpretam essa frase como se eles não fossem suficientemente capazes. Dá a impressão de que a organização existe em torno do chefe. Um gestor responsável reconhece as contribuições dos funcionários e nunca demonstra superioridade.
2. "Passei a noite aqui e trabalhei durante todo o fim de semana"
Transmitir a pressão indireta de que um funcionário deveria se comprometer por mais tempo do que suas vidas pessoais permitem é um caminho garantido para a insatisfação. Estudos mostram que passar mais tempo no escritório não torna os funcionários mais produtivo, é exatamente o contrário.
3. "Não estou pedindo sugestões"
Se você usar essa frase, irá desmotivar seus funcionários a participar das discussões. Como chefe, você deveria procurar ativamente opiniões e feedback dos seus empregados. Caso contrário, você irá nutrir uma cultura que não encoraja opiniões honestas.
4. "Precisamos fazer mais com menos"
É isso o que cada empregado escuta quando você diz a frase acima: "você terá que trabalhar durante mais horas sem receber pagamento por isso". Os negócios podem ser difíceis, mas a solução não é sobrecarregar os funcionários ou criar expectativas irreais para eles.
5. "Sim, porque eu sou o chefe"
Os funcionários já sabem que você é o chefe, não precisa arrotar sua autoridade por aí. A menos que você seja militar, evite empurrar hierarquias. Um estilo autocrático não inspira os funcionários, mas os afasta. Mesmo que você tenha a palavra final, a maioria das decisões deve envolver diálogo. Entenda melhor com a Copastur prime sobre a relação entre liderança e motivação dos funcionários Patrocinado
6. "Se você não gosta daqui, vá trabalhar em outro lugar"
Isso é simplesmente grosseiro. Quando funcionários têm demandas legítimas, você precisa ouvi-las ao invés de responder com reprimendas. Você precisa mostrar a eles que tem sorte de tê-los na equipe.
7. "Você não pode ir para casa" ou "não me apareça aqui a menos que termine o serviço"
Ameaças e jogos de poder não são as melhores maneiras de inspirar lealdade ou boas performances nos empregados. Seus funcionários já estão estressados e, quando você diz algo assim, mostra que você não se importa com a maneira como eles estão lidando com as tarefas e as cargas de trabalho.
8. "Se você continuar assim, não terá um aumento"
Ameaçar funcionários com o corte de aumentos e bônus como forma de obrigá-los a fazer o que você quer não é sustentável. Pode ser que eles façam o que você pede, mas eventualmente eles se tornarão desmotivados e desinteressados em fazer mais do que o mínimo para obter os benefícios. Isso se eles não se demitirem antes.
9. "Você precisa saber onde estão suas prioridades"
Você não deveria fazer um funcionários se sentir como se estivesse fazendo algo errado de forma pouco específica. Não faça um escândalo e deixe-os no limbo. Seja específico sobre o que você está insinuando.
10. "Questões pessoais não devem ser trazidas para o trabalho"
Somos seres humanos e sim, carregamos nossas questões pessoais conosco. Tente ser mais sensível quando um funcionário estiver lidando com uma situação pessoal difícil. Não precisa ser tão profissional ao ponto de se tornar desatento às experiências dos funcionários. Mostre que você se importa.
"Você não constrói um negócio. Você constrói pessoas, e elas constroem o negócio" ~Zig Ziglar