6 benefícios para motivar funcionários que são muito em conta para sua empresa
Manter o seu orçamento em dia, reduzir os gastos e gerenciar os custos são preocupações fundamentais para todo proprietário de um pequeno negócio.
Manter o seu orçamento em dia, reduzir os gastos e gerenciar os custos são preocupações fundamentais para todo proprietário de um pequeno negócio. Porém, igualmente importante é manter os seus empregados contentes, motivados e leais. Como é possível conciliar essas duas necessidades aparentemente contraditórias? A boa notícia é que benefícios para os empregados não precisam custar caro – na verdade, alguns deles não têm custo nenhum. Por isso, neste artigo selecionamos alguns benefícios para motivar funcionários.
Aqui estão seis benefícios de baixo custo, ou sem custo algum, para você manter os seus empregados felizes:
1. Ofereça horário flexível
De acordo com o site Monster.com, 40% dos empregados afirmam que horários flexíveis são um fator importante quando eles estão procurando um emprego. Flexibilidade é especialmente importante para as mulheres. De acordo com uma pesquisa recente do LinkedIn, 67% das mulheres querem mais flexibilidade no trabalho. Não vai custar nenhum centavo a você oferecer opções mais flexíveis.
Se você não se sente confortável em adotar um trabalho totalmente virtual, uma opção é escolher certas “horas essenciais” em que todos os empregados devem estar no local de trabalho e então oferecer flexibilidade em torno dessas horas. Por exemplo, deixar que os empregados escolham trabalhar das 6h às 15h, das 7h às 16h, das 8h às 17h ou das 9h às 18h. Uma vez eu tive um empregado que queria trabalhar para mim somente das 10h às 19h.
2. Deixe os empregados trabalharem de casa
Trabalho remoto não é apenas um benefício altamente desejável para atrair e reter empregados, como também é um benefício para o seu negócio. Companhias que oferecem trabalho remoto veem a produtividade aumentar em mais de 30%. Você pode economizar dinheiro permitindo que os empregados usem os seus próprios dispositivos para trabalhar em casa – apenas certifique-se de tomar as medidas de segurança necessárias para manter o seu computador, a sua rede e os seus dados seguros, bem como criar um sistema de desempenho e metas para avaliar os resultados.
3. Providencie coaching de carreira e desenvolvimento
Um estudo da OI Partners deste ano descobriu que o coaching é a tática número principal que as grandes companhias estão usando para reter empregados valiosos. Fale com os seus empregados sobre quais habilidades eles gostariam de aprender ou aperfeiçoar. Então providencie uma espécie de treinamento que permita a eles se desenvolverem, como a participação em seminários e conferências da indústria. Outra opção é dar acesso a eles para cursos online. Tanto o seu negócio quanto os seus funcionários vão se beneficiar disso.
4. Torne o trabalho divertido
Especialmente se você tem empregados jovens, cujas vidas sociais frequentemente giram em torno do trabalho, siga o caminho de empresas como a Google e encoraje a sua equipe a desenvolver atividades divertidas em conjunto. Tente organizar happy hours, traga pizza para o almoço das equipes ou cerveja para descontração na sexta-feira à tarde. Você também pode permitir que os empregados coloquem em prática as suas próprias ideias, como cada um trazer um prato doce ou salgado, concursos ou dias em que todos vêm vestidos caracterizados de acordo com um tema.
5. Faça permutas
Tente permutar com outras pequenas empresas, ou com seus fornecedores, de forma a conseguir produtos e serviços gratuitos ou com descontos para os seus funcionários. Por exemplo, se você tem uma empresa de marketing, você pode oferecer seus serviços gratuitamente para um restaurante em troca de gift cards, que podem ser usados como recompensa para os seus empregados por um trabalho bem feito. Outra opção, por exemplo, é uma casa de massagem, para permitir que os seus empregados tenham 15 minutos de massagens todas as sextas-feiras para relaxar.
6. A união faz a força
Combine com outras empresas da sua região, do seu centro empresarial ou do prédio em que você trabalha, para que vendedores ambulantes possam vir visitá-lo e prover uma série de serviços para os seus empregados. Food trucks, reparos automotivos, serviços de leva-e-traz de lavagem de roupas são alguns dos exemplos de negócios que podem se beneficiar dessa estratégia. Essas são conveniências que tornam a vida mais fácil e agradável para os seus empregados. Além disso, ajuda-os a se manterem produtivos, uma vez que eles não precisam nem deixar as instalações para almoçar ou mesmo cuidar de atividades corriqueiras.