O que você precisa saber para criar apresentações excepcionais
Entenda o poder revolucionário da união entre roteiro, direção de arte e motion design
A união entre um bom roteiro e uma direção de arte bem-feita é conhecida há muitos anos. Já vimos filmes inesquecíveis, animações que mexeram com todas as nossas emoções e filmes publicitários que reprisam sempre em nossa memória.
Essa união entre roteiro e direção de arte deu tão certo que começou a ser explorada pelas empresas, como um diferencial na comunicação. Assim, nasceram as apresentações profissionais.
Mas os tempos mudaram, se modernizaram, e essa junção tão promissora precisou se modernizar também: hoje, as apresentações profissionais existem graças ao planejamento estratégico de unir roteiro, direção de arte e motion design, responsáveis por engajar, comover e trazer resultados a todos os perfis de empresas.
De pilha de slides à comunicação eficiente
Esqueça a ideia de que apresentações profissionais são pilhas de slides. Elas precisam de planejamento e de um bom conteúdo. Mas como é possível alcançar esses resultados? Para isso, as empresas devem definir um objetivo (onde desejam chegar com a apresentação) e até quatro mensagens principais (que terão o mesmo papel daqueles velhos filmes publicitários dos quais falávamos antes, de ficar na mente de quem assiste à uma apresentação). Organizar o conteúdo é o primeiro passo para transformar sua apresentação em uma ferramenta de comunicação eficiente.
Com objetivo e mensagem definidos, deve se criar uma linha argumentativa, responsável pela organização de todos os argumentos que vão tornar o seu objetivo possível. A ordem lógica deve ser construída através dos três pilares fundamentais da retórica: Ethos, Pathos e Logos.
1) Ethos são os argumentos lógicos que sustentam a mensagem.
2) Pathos é a forma criativa em que os argumentos serão percebidos pelo público-alvo.
3) Logos é a ordem que os argumentos são apresentados.
Seus argumentos devem ser elencados por ordem de importância e, no ápice do seu roteiro, você deve mostrar o seu melhor argumento, pois ele será o fator engajador da sua apresentação.
Como se comunicar em uma apresentação profissional?
Já parou para pensar que existem formas distintas de se comunicar uma mesma informação? Você pode adotar uma linguagem mais direta, divertida, didática, motivacional ou até mesmo contar uma história. Para entender qual linguagem engajará mais o seu público-alvo você precisa identificar o perfil dele – assim você saberá a melhor forma de transmitir uma mensagem, de forma personalizada.
Argumentação e estrutura
Steve Jobs e Martin Luther King já nos deram exemplos de discursos que se destacaram no mundo inteiro, e até hoje são utilizados como referência em comunicação e oratória. Mas o que difere eles do resto do mundo? Isso certamente só foi possível por conta da argumentação e da estrutura dessas alocuções, importantes para conduzir cada informação na ordem correta, alcançando o objetivo de forma clara e memorável.
Motion Design: importante aliado da comunicação
No entanto, lembre-se que o conceito de uma apresentação profissional expandiu para o motion design. Para fazer uma apresentação profissional de impacto, o design em movimento é a peça chave para reter a atenção de uma audiência e comunicar com ritmo e criatividade o seu conteúdo.
Apresentações são desenvolvidas diariamente pelos mais distintos perfis de profissionais, seja para falar sobre a empresa, para ajudar a equipe comercial a comunicar melhor as soluções que desejam oferecer aos prospects ou até mesmo para as tão esperadas convenções. O importante é que as apresentações são presentes em nossas vidas, e toda dedicação é válida.
Olhar para sua apresentação como uma oportunidade de profissionalizar a comunicação é mais do que chamar alguém que “sabe fazer slides bonitinhos no PowerPoint” – é compreender objetivo, mensagem, linha argumentativa, estrutura e impacto.
E aí, pronto para levar sua apresentação para o nível profissional?